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Pilates

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O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contraindicações.

O método Pilates® desenvolvido por Jopeph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.

Os exercícios do método Pilates® são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar.

O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo. Já no sistema intermediário-adiantado são introduzidos, gradualmente, exercícios de extensão do tronco, além de outros exercícios para o corpo todo, procurando melhorar a relação de equilíbrio agonista-antagonista.

<strong>
Idade para praticar o pilates</strong>

O Pilates pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapêutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Alguns movimentos avançados e sequências podem exigir muita energia e habilidade, enquanto outros podem ser realizados por quase qualquer pessoa. Então, ele é mais uma questão de condição física do que idade. Algumas vezes uma pessoa com 75 anos pode realizar um movimento no Cadillac enquanto um jovem de 20 anos não consegue um simples rolamento para baixo.

<strong>Existe alguma contraindicação?</strong>

O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contra-indicações. Ele é indicado para pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.

Com aulas regulares, o Pilates traz os seguintes benefícios:

– Aumenta da força, a flexibilidade e o equilíbrio
– Tonifica e fortalece os músculos
– Torna os músculos profundos do abdômen mais fortes, de forma a ajudar o centro do corpo
– Trabalha a mente e melhora da consciência corporal
– Cria padrões de movimentos mais eficientes, tornando o corpo menos propenso a lesões
– Reduz o Stress, alivia a tensão, aumenta a energia
– Restaura o alinhamento corporal e da postura
– Cria uma coluna espinhal mais forte e flexível
– Ajuda na recuperação de lesões
– Aumenta a amplitude de movimento das articulações
– Melhora a circulação sanguínea
– Eleva a coordenação neuromuscular
– Oferece alívio para dores nas costas e nas articulações
– Corrige o treino excessivo em grupos musculares que podem levar a lesões
– Aprimora a mobilidade, agilidade e potência
– Complementa treinos esportivos e desenvolve a capacidade física para atividades da vida diária
– Melhora a qualidade do sono
– Ajuda na parte sexual

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